sábado, 11 de setembro de 2010

Macunaíma

Comentários sobre o filme Macunaíma

8 comentários:

  1. Parece que estão com medo de comentar?
    Macunaíma é um filme porreta. Para começo de conversa, é desafiante. Macunaíma camaleônico - fica branco, fica preto. Como é que pode? Aí você puxa o fio da história étnica do povo brasileiro. Síntese da miscigenação.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu estava falando com alguns amigos meus(que não estudam no CDT)que vão fazer o vestibular da uepb e nenhum deles consegui entender o filme,se prenderam nas cenas de comédia e nas "brincadeiras de Macunaíma,mas o filme é muito mais do que isso,fala da historia do Brasil e dos processos que o povo brasileiro enfrentou,como miscigenação,entrada do capital estrangeiro e da varias lendas que o brasil possuia.

    ResponderExcluir
  3. Podemos perceber que Macunaíma é como um anti-heroi, aquele que contraria a visão romântica vista no Guarani de Jose de Alencar que retrata Peri um herói perfeito, que só tem uma mulher e é apaixonado por ela, o que não vemos em Macunaíma com várias mulheres.

    ResponderExcluir
  4. É Leo, para perceber os vários aspectos presentes na filmografia Macunaíma é preciso estar atento e puxar pelos fios da riqueza histórica e da riqueza cultural do nosso povo, seja dos índios, seja do negro, seja do branco. Depois, ao deslocar as cenas para os anos 60 do século XX, o autor remete o telespectaor para o momento histórico desenvolvimentista do Brasil naquele período.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. É isso, Valber; de fato, Macunaíma é um anti-herói, exatamente contrário ao herói Peri, romântico, de Alencar. O nacionalismo crítico de Mário de Andrade, confirmado no filme, contraria o nacionalismo ufanista de José de Alencar em O guarani. Macunaíma, enquanto síntese do brasileiro, no que tange ao fato de ter mulheres, pode representar a virilidade do homem brasileiro.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Concordo Leo, de inicio achei o filme uma tremenda chatice, tinha assistido pela primeira vez na casa da minha ex e quando termino o filme nao tivemos a capacidade de entender o que realmente macunaima queria mostrar mas depois de explicado conseguimos captar a informação que ali e transmitida e afirmo que macunaima tem de vista uma aspecto chato mas aos bons olhos se torna um filme altamente interessamte!

    ResponderExcluir
  8. Macunaíma é um filme dificil de ser entendido. Primeiramente assisti algumas cenas sozinha e não consegui extrair nada dele, pensei "Pq a UEPB colocou um filme desse?!" Rsrs
    Quando o professor Adalberto começou a explicar, desde o título, foi que as ideias foram se formando e se juntando.
    O personagem de Macunaíma ora é ingênuo ora é esperto, um verdadeiro anti-herói mesmo, como Valber falou. Ele é malandro, sem escrúplulos, feio, um herói ás avessas.

    ResponderExcluir