terça-feira, 17 de agosto de 2010

As Velhas

Tópico criado para postarem seus comentários acerca do livro "As Velhas" de Lourdes Ramalho que está sendo discutido na classe nessas próximas aulas

9 comentários:

  1. Bom começo do livro, mas podemos perceber traços marcantes como a linguagem regional muito presente, e vemos tambem uma personagem chamada Mariana que anda atrás de seu marido, que deixou ela há muito tempo, e ela nunca perdeu a esperança de encontra-lo novamente é tanto que podemos ter noção disso: cerca de 16 anos.
    comentem !

    ResponderExcluir
  2. Isso, Valber.
    Observe que a vida de Mariana se torna dramática a partir do momento em que Tonho vai embora com Vina. O drama de ser uma mulher abandonada pelo marido (segundo a época), o drama de ter que criar sozinha os filhos, e o drama de viver sem o homem que tanto amava. E mais, quando Tonha vai embora, ela ficara ainda muito jovem, viçosa com toda a força do desejo de amor físico. Tudo isso junto fez Mariana essa pessoa seca, arisca, ríspida como disse a própria filha Branca.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. É, e são por essas características: seca, arisca e rispida de Mariana, que Branca desabafa, em um momento de tensão, pois Mariana criou seus filhos em rédias curtas, só que ela sufoca Branca demais por temer que sua filha fosse uma mulher bulida, falada, puta.

    ResponderExcluir
  4. AS velhas é um livro muito interessante...
    o final é a melhor parte do livro, deixa o leitor pensativo com toda situação.

    ResponderExcluir
  5. É muito interessante, Karla; mas não é só o desenlace, as próprias situaçoes vividas pelas personagens, as tensões mãe e filha, o drama de ser vitimada pela seca, bem como a responsabilidade da mãe de, sob o jugo dos valores, conservar o respeito à família. A ação de Branca se entregando a José colocava por terra toda uma história de respeito da família. É o peso de uma sociedade conservadora. Entretanto, mesmo criando os filhos com rédeas curtas, como disse Valber, a mãe não vai conseguir impedir que a filha seja "bulida".
    Blz.

    ResponderExcluir
  6. eu não gostei do final deixa varias questões em aberto,diferente do cortiço que tudo é explicado e resolvido no final

    ResponderExcluir
  7. Concordo com leonardo. Gosto quando a história tem um fim, e não quando o leitor fica se perguntando como ela acabou. Mas apesar disso, gostei do livro. Algumas de suas partes são engraçadas, devido a linguagem e a forma de se expressarem. Mas mostra o drama sofrido pelas familias de retirantes, que nos deixa imaginando a situação precária de familias que vivem na seca e que estão dispostas a fazer de tudo por um pouco de comida.

    ResponderExcluir
  8. Um personagem fundamental na história, mas que não aparece nenhuma vez, é o Tonho, ele é o 'responsável' pelo comportamento áspero, e o rancor de Mariana

    ResponderExcluir
  9. o final é um pouco sem graça , digo isso no sentido que ficou muitas informações sem explicação , mas é muito bom pois o título já diz " As velhas " ,logo todo o conteúdo se baseia nessa dramática história de Mariana e a Cigana ,mostrando também os seus filhos que entram nesse drama para intensificar as características da região Nordeste , seca , valores , condição sócio-económica entres outras . BOM É ISSO !!!

    ResponderExcluir